Tecnologia

Google começa a liberar Bard no Gmail e no Docs para usuários

O Google liberou os recursos generativos de inteligência artificial (IA) do Bard para testes públicos no Gmail e no Docs. A ferramenta está disponível apenas para usuários empresariais e educacionais dos Estados Unidos acima de 18 anos convidados pela companhia, que podem se inscrever e participar a qualquer momento.

Esta é a primeira vez que pessoas fora da companhia têm acesso a esses recursos no Workspace. Ao longo do tempo, o Google expandirá a ferramenta para mais pessoas e produtos. No futuro, a empresa também pretende integrar a tecnologia a outros serviços, como Meet, Apresentações (Slides), Planilhas e Chat.

Os interessados devem acompanhar uma nova página específica para o IA no Workspace para encontrar oportunidades de participar no futuro. Os usuários poderão enviar feedback para melhorar a tecnologia.

Como funciona a IA generativa no Gmail e Docs
IA do Google Workspace oferece diversas alternativas de estilo de escrita. (Fonte: Google/Divulgação)
IA do Google Workspace oferece diversas alternativas de estilo de escrita. (Fonte: Google/Divulgação)
Fonte: Google/Divulgação

No Gmail, os usuários poderão usar a IA generativa para escrever qualquer coisa, com várias opções de estilos e tom de voz. A tecnologia pode tornar o texto mais elaborado, formal ou encurtá-lo. A ferramenta também oferece a opção “Estou com sorte” que faz escolhas estilísticas “mais brincalhona”, como a inclusão de emojis.

Bard: 7 curiosidades sobre o chatbot de inteligência artificial do Google
No Google Docs, a IA ajuda a escrever postagens de blog ou até letras de músicas. Ao acionar o botão “Ajude-me a escrever”, plataforma abre uma entrada de prompt. Após a sugestão de texto da tecnologia, os usuários podem curtir/reprovar, refinar o tom ou gerar uma nova redação, antes de adicionar a sugestão ao documento.

O Google oferece também controles administrativos para que as organizações possam estabelecer as políticas corretas para seus funcionários. Dessa forma, as empresas podem garantir que a IA seja usada de maneira eficaz e responsável, de acordo com a big tech.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo